UBS Alvorada recebe apoio da Sema para criação de horta comunitária

21 de junho de 2023 • Felipe Poleti

A Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma parceria entre a Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e SMS (Secretaria Municipal de Saúde), promoveu, na manhã de ontem, 20/06, uma colheita coletiva das hortaliças plantadas na horta comunitária do UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Alvorada.

A ação é inédita nesta unidade e faz parte das atividades do Programa Municipal de Agricultura Urbana, da Sema, que busca, entre os seus objetivos, o aproveitamento de terrenos ociosos do município, o incentivo à agricultura local, a garantia da segurança alimentar e nutricional, e a redução do custo do acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda.

O projeto da horta comunitária começou em maio, quando a enfermeira responsável pela unidade, Érica Rocha, entrou em contato com a Sema para solicitar ajuda para utilizar um espaço de terra que estava sem uso na UBS. A ideia, segundo ela, era ajudar a população por meio da doação dos alimentos produzidos no local e incentivar a alimentação saudável.

Colheita coletiva envolveu a ajuda de servidores, crianças, moradores e voluntários

A partir disso, foram plantadas 80 mudas de cada variedade: alface, rúcula, cebolinha e salsinha, com o apoio do engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama.

A ação de colheita coletiva nesta terça-feira envolveu a ajuda dos servidores, crianças, moradores e voluntários da Pastoral da Criança do bairro, sendo beneficiadas cerca de 40 famílias da região, de acordo com a enfermeira.

A secretária da Sema, Nancy Thame esteve presente na colheita e destacou a importância do Programa Municipal de Agricultura Urbana para uso dos espaços ociosos do município para produção de alimentos e incentivo aos pequenos produtores. “Pretendemos ampliar esse projeto, aumentando a área de produção na UBS e expandir para outras Unidades de Saúde do município”, disse.