UBS Primeiro de Maio recebe denominação

28 de junho de 2016 • Coordenação DAF

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Primeiro de Maio/Água Branca recebeu o nome de Helena da Silva, líder comunitária muito querida na região, morta em dezembro do ano passado. A propositura foi do vereador João Manoel dos Santos (PTB).

O evento oficial da denominação foi realizado na manhã de hoje, 28, com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, do secretário da Saúde, Pedro Mello, do autor do projeto de lei, líderes comunitários e moradores do bairro.

O prefeito Gabriel Ferrato disse da importãncia de um momento como aquele e da alegria em participar de um evento em homenagem a uma mulher que sempre lutou pelo social, por melhor qualidade de vida  e pelo meio ambiente.

"Que possamos acompanhar esse exemplo dela em prol do coletivo. Helena da silva é o  tipo de mulher que durante toda a vida se dedicou à comunidade. Por isso precisa ser homenageada. A denominação é muito importante para que seu nome não seja esquecido e sirva de exemplo para muitos", disse Gabriel Ferrato.

Pedro de Mello, secretário municipal de Saúde, elogiou o trabalho da Câmara de Vereadores e destacou a escolha oportuna do nome de Helena da Silva para a unidade, por se tratar de uma pessoa com um vasto histórico de luta em prol da saúde e muito querida no bairro.

Segundo o secretário, o trabalho comunitário é fundamental para o desenvolvimento da saúde. “É através da comissão local que evoluimos, porque ficamos sabendo o que é preciso fazer. Sem vocês não conseguimos uma saúde de qualidade”.

Ele destacou ainda o bom atendimento na UBS, “sempre elogiado pela comunidade”, e o trabalho preventivo desenvolvido com a população do entorno.

O vereador João Manoel também falou de “Dona Helena” como sendo uma pessoa que não odiava ninguém e amava a todos, sempre preocupada com os mais necessitados. Segundo o vereador, graças à homenageada, a região não tem mais alagamento, porque o córrego não transborda mais e o entorno é bem cuidado.

Silas Argeu Farias, presidente da Associação dos Moradores do Parque Primeiro de Maio, disse que a líder comunitária lutou muito pela região.

Helena da Silva
Natural de Uberaba, Minas Gerais, aos 18 anos Helena da Silva atuou na Cruz Vermelha em missão realizada na Etiópia. Mudou-se para Piracicaba em 1972, quando decidiu realizar a restruturação do Lar Betel, visando a recuperação patrimonial. Em meados de 1982, em um trabalho coletivo com a comunidade do Piracicamirim, ajudou mais de 1.800 famílias que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes. Coordenou o Clube dos Engraxates, trabalhou no Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami) e administrou a Assistência Social de Amparo às Famílias Lírio da Paz. Em meados de 2004 fez parte do projeto Novos Rumos, da Prefeitura de Piracicaba, auxiliando e reintegrando famílias da região de Santa Teresinha e Bosque dos Lenheiros. Helena, que em 2006 recebeu o título de Cidadã Piracicabana, também foi membro do Conselho Municipal de Saúde. Conhecida pela sua força e disposição em sempre ajudar as pessoas, Helena faleceu em dezembro de 2015 e deixou saudades em seus familiares, amigos, parceiros de trabalho e admiradores de suas ações.