Última chance: pessoas com 18 anos ou mais podem agendar a 1ª dose para esta semana

29 de novembro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: Andressa Mota/CCS

A agenda para vacinar contra a Covid-19, com a 1ª dose, pessoas com 18 anos ou mais está aberta e esta é a última oportunidade desse grupo começar a imunização por meio da vacina neste ano. A Secretaria Municipal de Saúde informa que as vagas já disponíveis para esse grupo no site VacinaPira serão aplicadas amanhã, terça-feira, 30/11, quarta, 1/12, e quinta-feira, 02/12. A vacinação desse público com a 1ª dose será retomada somente no próximo ano, conforme o estoque de doses enviadas ao município.

O agendamento da vacinação contra Covid-19 deve ser feito pelo site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/). Para receber a vacina, as pessoas com 18 anos ou mais devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Piracicaba. É importante ainda que o pré-agendamento no site Vacinajá, do Estado, já tenha sido realizado. A SMS lembra que o agendamento é feito de forma automática, por isso não é possível escolher o dia da aplicação.

Aplicação ocorrerá nesta semana | Foto: Andressa Mota/CCS

“Sabemos que a vacina é nossa principal ferramenta contra a Covid-19, seja ela de qual fabricante for. Por isso ressaltamos que vacina boa é vacina no braço para nessas festas de fim de ano estarmos mais tranquilos e seguros”, afirma o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

2ª DOSE – A SMS lembra ainda que há vagas no VacinaPira para agendar a 2ª dose das vacinas CoronaVac/Butantan e Pfizer. Já podem agendar a 2ª dose as pessoas que tomaram a 1ª dose da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) até 12/11 e da Pfizer (adolescentes de 12 a 17 anos) até 08/10; e a 1ª dose da CoronaVac/Butantan até 10/11.

3ª DOSE – Há vagas no VacinaPira também para agendar a 3ª dose de pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, cinco meses, e de pessoas com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias.