Última chance: unidades de saúde funcionam no sábado para 2ª dose da CoronaVac

4 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Texto: CCS

Cinco unidades de saúde do município ficarão abertas no sábado, 06/03, das 8h às 16h, para a vacinação da 2ª dose contra a Covid-19 para idosos e profissionais de saúde vacinados pela primeira vez entre 6 e 13 de fevereiro. Aqueles que fizeram o agendamento pelo VacinaPira, poderão se vacinar das 8h às 14h. Quem não conseguiu, poderá fazê-lo das 14h às 16h.

A vacinação nesse sábado será feita nas UBSs do Centro, Vila Independência e Jardim Alvorada e nos CRABs da Vila Rezende e Santa Terezinha. O agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura – o VacinaPira -, exclusivamente para a 2ª dose. Quem se cadastrar para receber a primeira dose não vai conseguir se vacinar quando chegar à unidade de saúde. Piracicaba já recebeu 35.262 doses das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZêneca e já vacinou 28.228 pessoas.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Moises Taglietta, lembrou que a Prefeitura destinou 5.800 doses da CoronaVac para a vacinação da 2ª dose. Ele acredita que aproximadamente 800 pessoas ainda não conseguiram ser imunizadas com a 2ª dose porque fizeram o agendamento pelo site da Prefeitura de maneira equivocada. “Essa será a última oportunidade desse público-alvo tomar a 2ª dose da CoronaVac, dentro do prazo final estipulado pelo fabricante, que é 28 dias após a ministração da 1ª dose”, comentou. Vinte e oito dias é o prazo limite de avaliação usado no estudo.

VACINAPIRA – O agendamento para a 2ª dose da CoronaVac nesse sábado pode ser feito pelo site da Prefeitura – www.piracicaba.sp.gov.br -, por meio do sistema de vacinação intitulado VacinaPira.
Para fazer o agendamento, o cidadão deve acessar o site, clicar no banner VacinaPira, que fica no topo da página, escolher o grupo ao qual pertence, preencher um formulário e escolher onde quer ser vacinado, entre os 5 pontos de UBSs, CRABs disponíveis. Dependendo do momento em que a pessoa fizer o cadastro, os locais indicados serão aqueles onde ainda houver doses disponíveis. A informação sobre data e horário de vacinação é divulgada automaticamente.

Caso a pessoa não tenha acesso a computadores ou celulares, ou ainda encontre dificuldades em agendar a sua vacinação pelo site da Prefeitura (VacinaPira), deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), para que os seus profissionais façam o agendamento da vacinação on-line

COMPROVANTE E CPF – Além de fazer o agendamento pelo site, as pessoas devem apresentar nas UBSs, CRABs um documento com foto, CPF e o comprovante de vacinação da 1ª dose.

ACAMADOS – No caso específico de idosos acamados com 80 anos ou mais, a vacinação deve ser agendada diretamente no Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde) pelo telefone 3437-7800, com preenchimento de questionário obrigatório. A vacinação dos idosos acamados acontece sempre aos sábados e domingos

Pontos de vacinação no sábado, 06/03

UBS Centro – Avenida França, 227, telefones 3422-6872/3435-1559