Último arrastão contra dengue acontece no Jardim Oriente e Serra Verde

10 de janeiro de 2014 • Coordenação DAF

Neste sábado (11), acontece o 18° e último arrastão contra a dengue, promovido aos sábados pela Secretaria Municipal da Saúde. Os bairros atendidos serão Jardim Oriente e Serra Verde. Em 2013, as ações, que incluem os eventos promovidos pelos profissionais das unidades do PSF (Programa Saúde da Família), recolheram 252,75 toneladas de materias que poderiam se tornar em criadouros do mosquito transmissor.

Nas ações de sábado, os  moradores são orientados, por meio de folhetos e carro de som, a colocar na calçada os materiais inservíveis, tais como latas, garrafas, pneus, vidros, vasos sanitários, sofás, carcaças de móveis, pias, baldes, materiais recicláveis em geral, vasos e pratos de plástico, lonas e tambores.

Além dos profissionais da Saúde, participam do evento a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Semob (Secretaria Municipal de Obras) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

Na próxima terça-feira (14), a equipe do PSF Jardim Gilda irá percorrer as casas de sua região de abrangência, orientar moradores e recolher materiais inservíveis. O arrastão dos PSF ainda terá mais um dia, 14 de janeiro, com a unidade do Algodoal. Ao final da ação, a Secretaria da Saúde terá promovido 40 eventos.

O cronograma de arrastões foi antecipado em 70 dias com o objetivo de intensificar a remoção dos criadouros do mosquito transmissor da doença. Além disso, nesta temporada a Secretaria promoveu de forma inédita uma ação conjunta das unidades do PSF, que fazem arrastões também em suas áreas de atuação e orientam a população sobre a importância da eliminação dos criadouros para a redução dos casos de dengue. “O combate à dengue é um dever de todos e não apenas do prefeito, secretário e profissionais da Saúde. A população tem que entender que precisa fazer a sua parte e que a eliminação dos criadouros do mosquito é o melhor caminho para colaborar para reduzir a incidência da doença em nossa cidade”, ressaltou o secretário da Saúde, Pedro Mello.