Um Olhar Azul Para a Vida! reúne cerca de 500 pessoas na Praça José Bonifácio

12 de novembro de 2018 • Leandro Bollis

Técnicos da Coordenadoria do Programa de Alimentação e Nutrição (CPAN), da Clínica de Atenção a Denças Metabólicas (Cadme) e do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), todos da Secretaria Municipal de Saúde, além de médicos da Residência Médica, participaram no último sábado (10/11) do projeto “Um Olhar Azul Para a Vida!, na Praça José Bonifácio.

Durante o evento – realizado pelo Grupo Amigos do Diabetes, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Saúde e Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), com apoio do vereador Pedro Kawai (PSDB) e que reuniu 500 pessoas –, os interessados receberam gratuitamente orientações nutricionais, físicas e farmacêuticas; tiveram acesso a material educativo e fizeram vários exames de diagnóstico.

Após o preenchimento prévio de cadastro, estavam disponíveis aferição de pressão, teste glicêmico e no caso de homens com idade acima de 50 anos, coleta de sangue para detecção de câncer de próstata (PSA). Em sua quarta edição, o projeto contou com apoio de alunos e professores da Faculdade Anhanguera e da Etec (Escola Técnica Estadual) “Coronel Fernando Febeliano da Costa”; de profissionais da Drogal e do Hospital Fornecedores de Cana, além de voluntários do Lions Clube Piracicaba.

“Esse projeto teve o objetivo não só cuidar do processo prostático, que é o maior incidente de câncer nos homens, mas também do diabetes. Por isso, estivemos com nossas equipes da Secretaria de Saúde que cuidam da parte de alimentação, doenças metabólicas e farmácia, para que a população tenha orientação do câncer de próstata, mas também do diabetes. É a Secretaria de Saúde trabalhando em prol da população visando uma melhora na qualidade de vida”, disse o secretário de Saúde, Pedro Mello.