UPA Vila Rezende passará por desinsetização neste final de semana

7 de março de 2014 • Coordenação DAF

As unidades de saúde da rede pública municipal serão desinsetizadas com o objetivo de prevenir o surgimento de pragas como formigas e baratas e minimizar os riscos de infecção aos usuários. O trabalho – que será coordenado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e pela Comissão de Controle de Infecção Institucional (CCII) – teve início  com a aplicação de inseticida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Sônia. Neste final de semana a UPA Vila Rezende passará pelo mesmo procedimento. Para isso, permanecerá sem atendimento ao público entre 7h de sábado (8) e 7h de domingo (9), quando será reaberta.

De acordo com Eliane da Carvalho, coordenadora do CCZ, o fechamento das UPAs é necessário para evitar transtornos aos pacientes, que não terão o atendimento prejudicado. “Fizemos uma escala que pulou o Carnaval e terminará em março, com uma unidade interrompendo o atendimento a cada fim de semana, sendo que as outras ficarão como referência para receber os pacientes”, disse.

O objetivo de concluir a aplicação de inseticida nas UPAs até o fim de março é fazer com que as unidades não precisem interromper o atendimento nos meses de abril e maio, quando o fluxo de pacientes aumenta por conta dos casos de dengue. “Fizemos um esquema para que a população não deixe de ser atendida e, mesmo com a unidade fechada, haverá uma ambulância na porta preparada para conduzir casos de emergência para outra UPA”, destaca o secretário Pedro Mello.

Os pacientes adultos que necessitem de atendimento no período em que a UPA Vila Sônia estiver fechada para desinsetização devem procurar a UPA Vila Rezende. Já as crianças poderão ser encaminhadas para as UPAs Piracicamirim e Vila Cristina. As três unidades que ficarão como referência terão reforço médico durante o período.

As demais unidades da rede pública que não funcionam 24 horas por dia serão desinsetizadas fora do horário de expediente, ao longo de todo o ano de 2014. Confira o calendário de aplicação de inseticida nas UPAs.

Unidade

Unidade de Referência