UPA Vila Rezende terá 18 leitos para pacientes com Covid-19

13 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

A UPA da Vila Rezende terá mais 8 leitos para atendimento à Covid-19. A informação foi confirmada na tarde de hoje, 12/03, pelo secretário de Saúde, Filemon Silvano. Sendo assim, agora a Vila Rezende passa a oferecer 16 leitos de enfermaria e 2 de UTI. A medida faz parte de uma série de iniciativas anunciadas pelo prefeito Luciano Almeida ontem, quinta-feira, visando aumentar o número de leitos para o combate à pandemia. A partir de hoje, Piracicaba passa a contar com 187 leitos para pacientes do Covid-19.

A UPA Vila Rezende foi convertida para atendimento à Covid-19, mas a população deve continuar procurando a UPA Piracicamirim, unidade referência no combate à Covid-19, para o atendimento primário. Somente após a triagem no Piracicamirim é que os pacientes, em caso de necessidade, são transportados numa unidade do Samu para a Vila Rezende.

LEI SANCIONADA – O prefeito Luciano Almeida sancionou hoje, 12/03, a lei municipal, aprovada em regime de urgência pela Câmara de Vereadores, em sessão realizada ontem, quinta-feira, que viabiliza a adesão do município ao consórcio público liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e que possibilitará a compra de vacinas contra a Covid-19 diretamente pelo município. A lei será publicada no Diário Oficial de hoje, 12/03.

Ainda na manhã de hoje, Luciano e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Júnior Guidotti, conversaram por videoconferência com representantes da Caterpillar, Hyundai, Klabin e Arcelor Mittal. No encontro, o prefeito propôs que as indústrias locais utilizem as suas respectivas estruturas e canais de importação para agilizar a compra de vacinas para o município.

Todos os representantes das indústrias se comprometeram a trabalhar nessa frente. Na prática, Piracicaba será beneficiada com a possibilidade de compra de vacinas usando esses canais de importação, além de receber, como doação, 50% dos lotes de vacinas que as próprias multinacionais adquirirem para vacinar seus funcionários.

PREFEITO EM BRASÍLIA – Luciano Almeida tem uma reunião agendada no Ministério da Saúde, no próximo dia 16/03. Ainda na capital federal, o prefeito visitará algumas embaixadas, visando iniciar negociações para compra de novos lotes de vacinas.