USF IAA realiza ação de conscientização de combate a dengue

24 de maio de 2019 • Leandro Bollis

Enfermeiros, agentes de saúde e usuários do USF (Unidade Saúde da Família) IAA I promoveram na manhã desta sexta-feira (24/05) uma ação de conscientização com a população do bairro e da região contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A atividade contou com a parceria da Escola Municipal João Otávio de Melo Ferracciú e da EMEI Maria Canale Angelelli.

Durante toda a semana, funcionários da unidade confeccionaram fantasias e máscaras do mosquito e os alunos das escolas produziram cartazes com frases sobre a importância da conscientização e, nesta sexta-feira, eles saíram às ruas do bairro com animação da fanfarra da escola.

“Nosso objetivo foi mostrar à população, sejam crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conscientização para evitar a proliferação da dengue e todos se mostraram envolvidos na causa.”, contou com a enfermeira da unidade, Livia Paulina. A mobilização, segundo ela, teve a participação de 250 pessoas.

Ações no municipio

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de combate ao Aedes. Além do trabalho realizado semanalmente em todas as regiões do município, o Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue promovendo arrastões aos sábados em regiões onde foram confirmados casos de dengue no município neste ano.

O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, reforça que a população precisa ter consciência em função dos casos de dengue que estão sendo registrados e colaborar com os agentes de saúde durante a ação permitindo o acesso dos mesmos nas residências. Bem como tendo uma ação pró- ativa, retirando criadouros e perfurando os pratos e plantas em suas residências a fim de evitar o acúmulo de água, onde os ovos eclodem e as larvas se desenvolvem.

As ações de combate a dengue estão sendo realizadas constantemente pela Prefeitura. Nos quatro primeiros meses do ano, foram visitadas cerca de 35 mil domicílios.