USF Jardim Primavera recebe denominação

6 de dezembro de 2016 • Coordenação DAF

O prefeito Gabriel Ferrato, o secretário de Saúde dr. Pedro Mello e o vereador Pedro Kawai participaram hoje, 06/12, às 15 horas, do evento de denominação da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Primavera, que passou a se chamar dr. Jackson Velloso Pompílio de Abreu, em referência ao médico nascido em Tanabi, em 1929, que trabalhou em Piracicaba por mais de 50 anos, dedicando sua vida à saúde da sociedade local.

O Projeto de Lei 376/13, que dispõe sobre a denominação, é de autoria do vereador do PSDB, Pedro Kawai. A propositura, em sua justificativa, visa “manter o nome do dr. Jackson Velloso Pompílio de Abreu na história de Piracicaba e na lembrança junto a familiares e amigos”.

Durante o ato, representantes e moradores do Jardim Primavera estavam presentes. O senhor Leonel Sanches, presidente do Centro Comunitário e da Comissão Local de Saúde, exaltou a boa relação da comunidade com a equipe de saúde da unidade e afirmou que se trata de “profissionais que dá gosto de ver, pelo empenho e dedicação a todos aqueles que precisam de atendimento”.

O líder comunitário fez também elogios à administração Gabriel Ferrato, pela qualidade do SUS, destacando que “Piracicaba é uma referência na região, porque o nosso sistema público de saúde é muito bom e dá inveja às outras cidades”.

Pedro Kawai observou o entusiasmo da comunidade e disse se sentir feliz por trabalhar pelo Jardim Primavera, “porque os moradores são participativos”. Segundo ele, a boa relação dos agentes de saúde com o público local é muito importante, “porque se as pessoas se sentem bem atendida, participam da dinâmica da unidade, o que exige um sistema de saúde sempre melhor para manter esse bom relacionamento”.

Gabriel Ferrato, agradeceu a recepção entusiasmada dos moradores, lembrou que a unidade foi construída durante o seu governo e que se sente feliz por ver as pessoas felizes e bem atendidas. “É isso o que importa”. Disse ainda que a Saúde consome 33% do orçamento direto do município. “Mas só dinheiro não basta”, destacou. “O investimento só faz sentido porque temos um capital humano por traz. São equipes de profissionais da saúde, como esta, que fazem excelentes trabalhos. E é isso o que vale a pena”, disse.

Dr. Pedro Mello agradeceu a comunidade e observou que aquele clima de alegria e paz era uma demonstração clara de que o governo estava no caminho certo e fazendo um bom trabalho. Lembrou que o sistema público de saúde de Piracicaba recebeu nota máxima A do Tribunal de Contas do Estado por dois anos consecutivos (2014 e 2015). “Nenhuma outra cidade do Estado de São Paulo conseguiu se manter nesse patamar. Somente Piracicaba”.

O secretário lembrou ainda que o homenageado, dr, Jackson Abreu, é um nome que ficará registrado na história da cidade. “Foi um médico que trabalhou por mais de 50 anos com a comunidade local e, como clínico geral, passou por toda a estrutura de saúde”.

Dr. Pedro Mello e a senhora Eudomira Maria Pampado de Lima

A viúva do dr. Jackson, Eudomira Maria Pampado de Lima, também estava presente e se entusiasmou ao ver a placa de denominação com a foto do seu marido sendo descerrada. “É uma grande honra para mim e para toda a nossa família”, concluiu.

BIOGRAFIA – Jackson Velloso Pompilio de Abreu nasceu no dia 21 de agosto de 1.929, na cidade de Tanabi – SP. Filho do dr. Paulo Pompilio de Abreu e da senhora Adelaide Velloso de Abreu, mudou-se para Piracicaba, onde cursou o ensino médio no Colégio Piracicabano.

Em 1957, formou-se em medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Sorocaba. Ingressou no Serviço Público no ano de 1958 pelo Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Ferroviários do Estado de São Paulo (IAPFESP). Aposentou-se pelo INAMPS em 10 de julho de 1995.

Sua contribuição para Piracicaba se deu no período de junho de 1998 à julho de 1999, quando ingressou na prefeitura do município, na área de saúde. Morreu no dia 10 de dezembro de 2012, aos oitenta e três anos de idade.