Vacina contra a Covid-19: agendamento para 43 ou mais abre às 16h de hoje

22 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a vacinação contra Covid-19 para pessoas com 43 anos ou mais. Para receber a vacina, os integrantes desse grupo devem fazer o agendamento a partir de hoje, 22/06, às 16h, pelo site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/). A vacinação para esse grupo começa amanhã, quarta-feira, 23/06.

No mesmo horário, as agendas de outros três grupos serão reabertas: gestantes e puérperas com 18 anos ou mais; profissionais da educação com 18 anos ou mais (com QRCode); e pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais. Além disso, também há vaga para 2ª dose da vacina.

EVITAR AGLOMERAÇÃO – A SMS lembra que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses são recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ou na unidade de saúde agendada com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.

Com a ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19, a SMS gerencia a agenda por meio do VacinaPira e, aos sábados, unidades de saúde do município, além do Ginásio, também aplicam a vacina com agendamento.

2ª DOSE – Quem está no período para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 ou já passou do período também pode fazer o agendamento por meio do VacinaPira. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose da CoronaVac/Butantan é de 21 a 28 dias e da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz é de 12 semanas.

ATRASO – No último sábado, 19/06, a SMS disponibilizou mais uma vez a 2ª dose da vacina contra Covid-19, sem agendamento, para quem já havia passado do prazo para recebê-la. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), 33 pessoas nesse perfil procuraram o CRAB Vila Rezende. Esse foi o terceiro sábado consecutivo que a SMS realizou essa ação. No dia 05/06, 42 pessoas compareceram e no dia 12/06, outras 30.

Devido ao histórico de baixa procura nessas ações, para otimizar o tempo da equipe de plantão no CRAB Vila Rezende, no último sábado, 19/06, nesse caso por meio de agendamento, também foram aplicadas 2ª doses em pessoas dentro do período correto para recebê-la. Nesse perfil, 113 pessoas foram vacinadas com a 2ª dose naquela unidade. Ou seja, durante o dia 19/06 foram aplicadas, ao todo, 146 doses.

Em todas os locais de vacinação, no sábado, 19/06, foram aplicadas 741 doses de reforço.

Até 22/06/21, de acordo com a VE, 1.994 pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19, sendo 1.489 da CoronaVac/Butantan e 505 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

O atraso para receber a 2ª dose significa a pessoa ter tomado há mais de 28 dias a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan e há mais de 12 semanas a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

Confira abaixo os documentos necessários para receber a vacina no grupo por faixa etária:

• Comprovante de residência em Piracicaba

Confira abaixo a documentação para receber a vacina no grupo de profissionais da educação:

• QRCode emitido após cadastro no site Vacinajá, Estado
  • RG e CPF

Confira abaixo a documentação para receber a vacina no grupo gestantes e puérperas:

• Comprovante de residência em Piracicaba
  • Gestantes devem apresentar ainda comprovar estado gestacional (acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico)
  • As puérperas deverão apresentar declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança

Confira abaixo a documentação para receber a vacina no grupo de pessoas com comorbidades:

• Comprovante em versão original sobre a comorbidade, podendo ser: laudos, declaração, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado, constando o CRM do(a) médico(a)
  • Comprovante de residência em Piracicaba