Vacina contra Covid-19: Piracicaba aplica 2ª dose atrasada no próximo sábado, 19/06

16 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Como forma de reduzir o número de pessoas em atraso para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19, no próximo sábado, 19/06, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai disponibilizar, pelo terceiro sábado consecutivo, a 2ª dose para quem já passou do prazo para recebê-la. Esse público deve procurar o CRAB Vila Rezende no período das 8h às 15h, com RG, CPF e o comprovante de vacinação da 1ª dose em mãos. Não é necessário agendamento.

O atraso para receber a 2ª dose significa a pessoa ter tomado há mais de 28 dias a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan e há mais de 12 semanas a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

Para conferir se a pessoa está em atraso para receber a 2ª dose, basta conferir a data da aplicação da 1ª dose no comprovante de vacinação, onde também consta a previsão de quando deveria tomar a 2ª dose.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até hoje, 15/06, 1.973 estão com a 2ª dose em atraso no município, sendo 1.441 da vacina CoronaVac/Butantan e 532 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Até a última quarta-feira, 09/06, eram 2.047 pessoas em atraso para receber a 2ª dose, sendo 1.418 da vacina CoronaVac/ Butantan e 629 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

BAIXA PROCURA – No último sábado, 12/06, a Prefeitura realizou essa mesma ação pela segunda vez e apenas 30 pessoas compareceram ao CRAB Vila Rezende para receber a 2ª dose já em atraso. A SMS reforça que apenas após receber as duas doses da vacina a pessoa estará imunizada contra a Covid-19.

Tomar a 2ª dose é um ato que, além da autoproteção, também pode ajudar a controlar a pandemia, pois aumenta o número de pessoas com o processo de imunização finalizado, o que contribuiu para reduzir a circulação do vírus”, afirma o secretário de Saúde, Filemon Silvano, que lembra que são diversos os possíveis motivos que levam ao atraso da 2ª dose, como o próprio esquecimento, ter tido Covid e precisar esperar 30 dias ou ter tomado a vacina da gripe e ter que esperar 14 dias para receber a 2ª dose. “Mas o importante é não deixar de tomar as duas doses”, enfatiza.

DÚVIDAS – Se a pessoa estiver em dúvida sobre como fazer para tomar a 2ª dose da vacina ou se já está no momento de recebê-la, ela pode procurar qualquer unidade de saúde para se informar levando o comprovante de aplicação da 1ª dose.

EM DIA – As pessoas que estão no período correto de receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 devem fazer o agendamento no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/). Ou seja, as pessoas que tomaram a 1ª dose da Coronavac/Butantan de 21 a 28 dias e a da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há 12 semanas só podem tomar a 2ª dose da vacina mediante agendamento no site.