Vacina contra Covid-19: Piracicaba reabre agenda para pessoas com 43 anos ou mais

23 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reabre hoje, 23/06, a partir das 15h, o agendamento para pessoas com 43 anos ou mais e para pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais. As vagas serão disponibilizadas por meio do site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/), para aplicação a partir de amanhã (24/06).

Para evitar aglomeração, a SMS lembra que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses são recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ou na unidade de saúde agendada com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.

ACESSIBILIDADE – O aplicativo Icom – para interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) online em unidades de saúde do município –, da Secretaria Municipal de Saúde, teve seu serviço ampliado e será disponibilizado para a vacinação contra Covid-19, visando atender a população com deficiência.

Por meio do sistema QRCode, que está em cartazes afixados no local de vacinação, com o uso do celular, a pessoa com deficiência poderá acessar o aplicativo e um intérprete online faz a intermediação entre paciente e funcionários da saúde. “É importante que o usuário deve ter seu celular com o APP instalado, acessar o QRCode no cartaz afixado para o serviço dar início no momento do atendimento”, afirma Filemon Silvano, secretário de Saúde.

2ª DOSE – Quem está no período para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 ou já passou do período também pode fazer o agendamento por meio do VacinaPira. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose da CoronaVac/Butantan é de 21 a 28 dias e da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz é de 12 semanas.

Confira abaixo os documentos necessários para receber a vacina no grupo por faixa etária:

• RG e CPF

• Comprovante de residência em Piracicaba

Confira abaixo a documentação para receber a vacina no grupo de pessoas com deficiência permanente:

• Comprovar sua deficiência por meio de um dos documentos abaixo:
  • laudo médico que indique a deficiência
  • cartão de gratuidade no transporte público que indique sua deficiência
  • documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência
  • documento oficial de identidade com indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência
  • Comprovante de residência em Piracicaba
  • Documento com número de CPF da pessoa a ser vacinada
  • Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada