Vacina contra Covid-19: reabre amanhã, 20/05, agenda para pessoas com comorbidades

19 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reabre o agendamento amanhã, 20/05, a partir das 10h, para pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos tomarem a vacina contra Covid-19. A agenda será liberada no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/).

Confira abaixo os documentos que as pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos devem apresentar para tomar a vacina:

• Comprovante em versão original sobre a comorbidade, podendo ser: laudos, declaração, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado, constando o CRM do(a) médico(a);
  • Comprovante de residência em Piracicaba;
  • Documento com número de CPF da pessoa a ser vacinada;
  • Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada;

Confira abaixo a relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças cardiovasculares
  • Insuficiência cardíaca (IC)
  • Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndromes coronarianas
  • Valvopatias
  • Miocardiopatias e pericardiopatias
  • Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênitas no adulto
  • Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
  • Diabetes mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão arterial resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial – estágio 3
  • Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
  • Doença cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer)
  • Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
  • Obesidade mórbida
  • Cirrose hepática

2ª DOSE – Estão liberadas as agendas para a 2ª dose das vacinas Coronavac/Butantan e Oxford/Astrazeneca, também pelo site VacinaPira. A SMS reforça que o calendário vacinal só fica completo após tomar as duas doses do imunizante. As pessoas que já estão em atraso para receber a 2ª dose também podem fazer o agendamento pelo VacinaPira. Para receber a 2ª dose, além dos documentos de identificação (RG e CPF) e comprovante de residência, também deve-se apresentar a carteirinha de vacinação da 1ª dose.

ZONA RURAL – Pessoas pertencentes aos grupos prioritários citados acima que residem na Zona Rural, nos bairros Anhumas, Ártemis, Tupi, Ibitiruna, Santana, Santa Olímpia e Tanquinho, serão vacinados na unidade de saúde do respectivo bairro e não precisam fazer o agendamento. Para isso, devem levar comprovante de residência em seu nome ou declaração e CPF.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS – Com a centralização da vacinação no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, a Prefeitura de Piracicaba iniciou campanha de doação espontânea de alimentos. A doação não é obrigatória, mas quem for ao Ginásio para receber sua dose da vacina, pode colaborar com a doação de alimentos não-perecíveis que irão para o Bancos de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) para compor cestas básicas que serão entregues a famílias em vulnerabilidade social.