Vacina contra gripe: idosos acamados e institucionalizados serão vacinados neste sábado, 05/06

5 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: Andressa Mota/CCS

Como parte da Campanha de Vacinação contra Gripe (Influenza/H1N1), a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai vacinar neste sábado, 05/06, idosos acamados/impossibilitados e os residentes em instituições de longa permanência que solicitaram a ação junto à Vigilância Epidemiológica (VE).

De acordo com a VE, a estimativa é vacinar 230 idosos, sendo 120 pacientes acamados com 60 anos ou mais, que não podem ir até uma unidade de saúde, e 110 idosos que vivem em instituições de longa permanência.

A vacina para os pacientes acamados foi solicitada pelos familiares ou pela unidade de saúde do território na qual está cadastrado. Os agentes de saúde que aplicarão a vacina estarão devidamente identificados e irão até as residências no período das 8h às 17h de sábado.

Vacinação contra gripe ocorre em todas as unidades de saúde no período da manhã dos dias úteis, das 8h às 12h

BALANÇO – Até a última quarta-feira, 26/05, passagem de dados mais recente, foram aplicadas 35.446 doses, o que representa 33% da meta da campanha, que é vacinar 90% – 106.778 – do público-alvo da 1ª e 2ª etapas (total de 118.643 pessoas).

A cobertura ainda está baixa e a SMS enfatiza que os públicos-alvo (idosos – 60 anos ou mais-, trabalhadores da saúde, professores das redes municipal e particular, crianças de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes e puérperas) devem procurar uma unidade de saúde em dias úteis no período da manhã, das 8h às 12h, para tomar a vacina.

Para se vacinar, basta apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. Os professores precisam ainda comprovar vínculo ativo com a instituição de ensino em que atua, como holerite, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou crachá.