Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira, 10/04

6 de abril de 2023 • Felipe Poleti

Seguindo as orientações do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia a Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe/Influenza 2023 na próxima segunda-feira, 10/04, para todos os grupos prioritários nas 68 unidades de saúde da cidade – CRABs e UBSs das 8h às 15h, exceto CRAB Paulista, e PSFs das 8h às 16h –, por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento. Além disso, o CRAB Vila Rezende e as UBSs Caxambu, Centro e Vila Independência aplicarão a vacina em horário estendido das 17h às 20h, até dia 14/04.

Poderão receber a vacina contra gripe as seguintes populações: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhador da Saúde dos serviços públicos e privados; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto; professores do ensino básico a superior e funcionários das escolas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (confira lista abaixo).

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira, 10/04

Conforme explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o Ministério da Saúde publicou estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluindo que não há nenhum risco em tomar as vacinas contra a gripe e a Covid-19 ao mesmo tempo. “As duas vacinas podem ser aplicadas juntas. Pessoas com doenças febris agudas, moderadas e casos confirmados de Covid-19 devem ter a vacinação adiada até o desaparecimento dos sintomas”.

IMUNIZAÇÃO – As duas doenças, a gripe e a Covid-19, são síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) virais e afetam o sistema respiratório. Nesta época do ano os casos aumentam consideravelmente e preocupam gestores da saúde pública pela demanda em unidades de pronto atendimento e hospitais. “A vacina é o fator maior de proteção disponível atualmente, que ajuda a evitar o agravamento dessas doenças. As campanhas e a adesão da população são fundamentais para um cenário epidemiológico favorável”, destacou Silvano.

Vacinação contra a gripe será liberada para diversos grupos prioritários sem necessidade de agendamento

Saiba quais comorbidades podem receber a vacina contra a gripe:

Doença respiratória crônica: asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); bronquiectasia; fibrose cística; doenças intersticiais do pulmão; displasia bronco pulmonar; hipertensão arterial pulmonar; crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doença cardíaca crônica: doença cardíaca congênita; hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; doença cardíaca isquêmica; insuficiência cardíaca.
Doença renal crônica: doença renal nos estágios 3, 4 e 5; síndrome nefrótica; e paciente em diálise.
Doença hepática crônica: atresia biliar; hepatites crônicas; e cirrose.
Doença neurológica crônica: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.
Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida; imunossupressão por doenças ou medicamentos;
Obesos: obesidade grau III.
Transplantados: órgãos sólidos; medula óssea.
Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.