Vacinação contra gripe: público-alvo será vacinado neste sábado, 22/05

21 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: CCS | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A Campanha de Vacinação contra Gripe (influenza) terá aplicação do imunizante para o público-alvo amanhã, sábado, 22/05, nos CRABs (Centros de Referência da Atenção Básica) Vila Rezende, Vila Cristina, Santa Terezinha e Piracicamirim, das 8h às 17h. A baixa adesão da campanha preocupa a Secretaria de Saúde, que reforça a importância de tomar a vacina contra gripe em meio à pandemia da Covid-19.

A Campanha está na segunda etapa, quando são vacinadas crianças maiores de 6 meses até menores de 6 anos, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), gestantes, trabalhadores de saúde, idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores das redes municipal e particular de todos os ciclos, tanto ensino básico quanto superior.

Para receber a vacina contra gripe durante a semana nos dias úteis, essas pessoas devem procurar uma unidade de saúde (UBS, USF e CRABs) no período da manhã, das 8h às 12h. É preciso levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. Não será necessário fazer agendamento prévio. Os professores precisam ainda comprovar vínculo ativo com a instituição de ensino em que atua, como holerite, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou crachá.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até 12/05, passagem de dados mais recentes, foram aplicadas 15.850 doses de vacina contra gripe. Isso representa apenas 14,8% da meta da Campanha, que é vacinar 90% do público-alvo da 1ª e 2ª etapa, ou seja vacinar 106.778 de 118.643 pessoas.

A vacina aplicada na campanha protege contra três tipos do vírus influenza, o vírus causador da gripe (A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)).

UNIDADES – Confira abaixo os endereços das unidades com aplicação de vacina contra gripe neste sábado:
CRAB Vila Rezende: rua Santo Estevão, 394
CRAB – Vila Cristina: avenida Raposo Tavares, 1.851
CRAB – Santa Terezinha: rua Nicolau Zem, 220
CRAB – Piracicamirim: rua Gonçalves Dias, 1.070

ETAPAS – A campanha é composta por três etapas, que se estendem até julho. A terceira etapa, com previsão para começar em 9 de junho, vai contemplar pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. Em Piracicaba, de acordo com a SMS, a estimativa é vacinar 144.936 pessoas contra gripe nas três fases da campanha.