Vacinação: idosos com 75 anos ou mais podem fazer agendamento a partir de segunda-feira, 15/03

13 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Autor: CCS

Idosos com 75 anos ou mais e profissionais de saúde (veja quadro abaixo) já podem fazer o agendamento para a vacinação da 1ª dose contra a Covid-19, a partir de segunda-feira, 15/03. O agendamento para a 2ª dose, destinado para quem foi vacinado com a 1ª dose até o dia 24/02, também já pode ser realizado no site da Prefeitura. A vacinação para esse novo grupo acontecerá em 12 unidades de saúde municipais, a partir de quinta-feira, (18/03). Hoje, Piracicaba recebeu um novo lote de CoronaVac com 4.010 doses.

Para fazer o agendamento, o cidadão deve acessar o site www.piracicaba.sp.gov.br, clicar no banner VacinaPira, que fica no topo da página, escolher o grupo ao qual pertence, preencher um formulário e escolher onde quer ser vacinado, entre as unidades disponíveis. Dependendo do momento em que a pessoa fizer o cadastro, os locais indicados serão aqueles onde ainda houver doses disponíveis. A informação sobre data e horário de vacinação é divulgada automaticamente. Além de fazer o agendamento, as pessoas devem apresentar no momento da vacinação um documento com foto.

Caso a pessoa não tenha acesso a computadores ou celulares, ou ainda encontre dificuldades em agendar a sua vacinação pelo site da Prefeitura (VacinaPira), deve procurar uma Unidade de Saúde, para que os seus profissionais façam o agendamento da vacinação online.

Além dos idosos com 75 anos ou mais, podem se vacinar profissionais de saúde. Os profissionais contemplados são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos (ou serviços) de assistência e vigilância à saúde, como biólogos, médicos veterinários, profissionais de educação física, profissionais que atuam em clínicas, instituições de saúde pública ou particular (cozinheiros e auxiliares de cozinha, doulas/parteiras, recepcionistas e seguranças); acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, desde que comprovem a atividade

Todos os profissionais, além do comprovante de residência e do CPF, devem apresentar vinculação ativa a um serviço de saúde, como holerite, crachá da empresa, comprovante de ISS, registro na carteira profissional ou declaração emitida pelo serviço de saúde.

IMPORTÂNCIA DA 2ª DOSE – O chefe da Vigilância Epidemiológica, Moisés Taglietta, comentou que a procura pela 2ª dose da vacinação, para quem foi vacinado até 24/02, tem sido pequena no site da Prefeitura e que ainda existem vagas para o agendamento desse público-alvo. “Os cidadãos devem se conscientizar que só estarão protegidos, após receberam a 2ª dose da vacina. É fundamental que a população complete o ciclo da vacinação para garantir a eficácia da imunização”, reforça Taglietta.

ACAMADOS – No caso específico de idosos acamados com 75 anos ou mais, a vacinação deve ser agendada diretamente no Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde) pelo telefone 3437-7800, com preenchimento de questionário obrigatório. A vacinação dos idosos acamados acontece aos sábados e domingos.

Locais de vacinação – A partir de segunda-feira, dia 15/03

CRAB Vila Sônia – Rua João Zem, 751, telefone 3425-7450