‘Vacinaço’ vai aplicar mais de 14 mil doses da vacina contra Covid-19 amanhã, 26/06

25 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Felipe Ferreira/CCS e Assessoria de Imprensa da Rede Drogal

Amanhã, sábado, 26/06, a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a aplicação de doses da vacina contra Covid-19 no município. O “vacinaço” vai aplicar mais de 14 mil doses em pessoas com 43 anos ou mais, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais, das 8h às 16h, somente para quem fez o agendamento no site VacinaPira.

Confira abaixo a mensagem do secretário de Saúde Filemon Silvano sobre a ação:

Serão disponibilizadas para o ‘vacinaço’ 46 equipes em 34 unidades de saúde, além do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. O secretário de Saúde, Filemon Silvano, lembra que o município tem trabalhado para vacinar o maior número possível de pessoas contra a Covid-19 por dia, para evitar o crescimento da doença na cidade, ampliando os locais de vacinação.

“Só conseguimos diminuir os casos com mais piracicabanos sendo vacinados no mais curto espaço de tempo possível. É isso que queremos com esta ação”, afirma. “Já estamos vendo o impacto positivo da vacinação nos idosos. A idade média de óbitos por Covid-19 caiu 20 anos. Em abril do ano passado, era de 81 anos. Em junho desse ano, caiu para 61 anos. Como eram os que apresentavam casos mais graves da doença, a cobertura vacinal contribuiu para diminuir a letalidade nessa população.”, destaca o secretário.

Serão disponibilizadas para o ‘vacinaço’ 46 equipes em 34 unidades de saúde além do Ginásio Municipal – Foto Felipe Ferreira/CCS

EVITAR AGLOMERAÇÃO A SMS lembra que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses são recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao local de vacinação agendado com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.

VACINÔMETRO – Piracicaba aplicou até hoje, 25/06, 187.024 doses da vacina contra Covid-19, sendo 133.546 da 1ª dose e 53.478 da 2ª dose. Os dados são do Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo.

ZONA RURAL – Além das mais de 14 mil doses, serão aplicadas doses em unidades da Zona Rural para moradores com cadastro nas unidades de saúde de Ártemis, Santana, Tupi e Anhumas. Nesse caso não será preciso fazer agendamento, mas é preciso comprovar a residência nessas localidades.

PARCERIA – Com objetivo de aplicar a maior quantidade possível de doses por dia no município, a SMS reafirmou parceria com a Rede Drogal para aplicação da vacina contra Covid-19. Também com agendamento pelo VacinaPira, desde a última quinta-feira, 24/06, pessoas com 43 anos ou mais estão sendo vacinadas em cinco unidades da Rede (bairros Areão, Vila Rezende, Nova América, Piracicamirim e Bongue).

A vacinação nessas unidades ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h20 às 16h, e continuará na próxima semana, de 28 de junho a 2 de julho. O horário e local (endereço) de onde a pessoa deve receber a vacina são informados no ato do agendamento.

Cada unidade tem um profissional da SMS responsável pela triagem inicial e confirmação do agendamento. Um farmacêutico exclusivo, cedido pela Drogal, aplica as doses e um balconista auxilia na organização.

Desde o dia 24 cinco unidades da Rede Drogal aplicam a vacina – Foto Assessoria Imprensa da Rede Drogal