Vacinapira abre agenda para vacinar crianças; idosos 60+ têm demanda espontânea

15 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS — Foto: Guilherme Valdanha/CCS

O Departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria de Saúde de Piracicaba, abriu hoje, 15/03, agenda especial para vacinação contra a Covid-19 que acontecerá no próximo sábado, 18/03, por meio do site do Vacinapira. A intenção é ampliar a vacinação na cidade e dar oportunidade para que as pessoas consigam se organizar para receber a dose do imunizante.
O destaque para esta ação está na liberação da dose de reforço (terceira dose) para crianças de 3 a 4 anos de idade, que receberam a vacina Coronavac/Butantan no esquema primário (1ª e 2ª dose). Também estão disponíveis para agendamento: segunda dose de Pfizer pediátrica para as crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose de Pfizer pediátrica, há pelo menos 8 semanas; Primeira dose para crianças de 3 a 11 anos; e primeira, segunda e terceiras doses para crianças de 6 meses a 2 anos.

A Secretaria de Saúde reforça que para se vacinar contra a Covid-19 é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em Piracicaba e comprovante de vacinação com a última dose.

Quem for se vacinar deve usar máscara, que tem uso obrigatório em unidades de saúde, conforme Decreto Estadual.

A partir de sábado, idosos com mais de 60 anos terão vacina bivalente disponível sem agendamento

NOVIDADE – Ainda para o sábado, 18/03, a Prefeitura de Piracicaba vai disponibilizar, por demanda espontânea – sem agendamento – a dose de reforço com a Pfizer Bivalente para as pessoas com 60 anos e mais, que já receberam as duas doses do esquema vacinal primário ou que já receberam uma ou duas doses adicionais, respeitando o intervalo de 4 meses da última dose recebida e também há dose de reforço para as crianças de 5 a 11 anos, com intervalo de, pelo menos, 4 meses após completar o esquema vacinal inicial.

Esta ação acontecerá das 8h às 16h, nos seguintes locais: CRABs Piracicamirim, Vila Rezende e Santa Teresinha, além das UBSs Vila Independência e Centro. A SMS reforça que também haverá vacinação de acamados e de pessoas em instituição de longa permanência, pelas equipes da SMS.