Vencedores do 1º Prêmio Piracicaba com Saúde serão apresentados na 9ª Jornada Pedagógica

20 de outubro de 2016 • Coordenação DAF
A CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu este ano o 1º Prêmio Piracicaba com Saúde: é Hora de Comer Melhor!, no qual escolas municipais inscreveram projetos desenvolvidos com os alunos, com o objetivo de reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados. Os cinco melhores trabalhos selecionados entre 16 inscritos serão apresentados amanhã, 21/10, a partir das 13h, no encerramento da IX Jornada Pedagógica, na Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

De acordo com Márcia Cardoso, coordenadora da CPAN, o prêmio foi inspirado no Programa Piracicaba com Saúde, que leva orientações sobre alimentação saudável aos estudantes de todas as unidades da rede municipal de Ensino Infantil e seus familiares. Segundo Márcia, a participação no prêmio não era obrigatória, mas mesmo assim, 16 escolas se inscreveram e cinco foram selecionadas: escolas Dezolina Pires Baltieri, Diva Araujo de Lemos, Enedina Lourenço Viera, Matheus Tulio e Vera Lúcia Sabino do Prado. “O prêmio serviu como um incentivo e também para reconhecer o excelente trabalho desenvolvido pelas escolas”, disse a coordenadora.

Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão de profissionais no dia 28 de setembro. Os critérios para pontuação foram Conhecimento, Coerência, Criatividade, Tempo Disponibilizado para a Realização das Ações, Intersetorialidade, Inovação, Objetividade, Participação Social (envolvimento da comunidade, família, principalmente pais ou responsáveis); Incorporação do Projeto nos Eventos e Festas Escolares e Envolvimento da Equipe Escolar no Projeto.

A comissão de avaliação foi composta pelos seguintes profissionais: Carla Maria Vieira, docente do curso de nutrição da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e supervisora de Estágio em Saúde Coletiva; Denise Giácomo da Mota, nutricionista e psicanalista, docente aposentada do curso de nutrição da Unimep; Elisa Coleone, nutricionista responsável da Divisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde e Regina Teixeira, psicóloga do Centro de Doenças Infecto-Contagiosa (Cedic) e coordenadora do Programa Meu Corpo Minha Casa, também da Secretaria da Saúde.