Vereadores visitam UPA Vila Cristina e aprovam as mudanças realizadas com a nova gestão

10 de agosto de 2023 • Felipe Poleti
Vereadores visitaram a UPA Vila Cristina

Gerida pela Organização Social de Saúde (OSS) Mahatma Gandhi desde o dia 1º de julho, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina, em julho, manteve o atendimento médio diário entre 450 a 500 pacientes por meio de um novo método de gestão, mais moderno e inovador, espelhado nos serviços prestados por planos de saúde. Entre as novidades estão o atendimento digital, a distribuição de senha e implantação de telão sonoro para acompanhamento dos pacientes triados.

Essa novidade motivou a visita de uma comitiva do Legislativo Municipal formada pelos vereadores Fabrício Polezi, Anilton Rissato, Acácio Godoy, Paulo Camolesi e Valdir Vieira Marques (Paraná), na manhã desta quarta-feira, 09/08, com intuito de conhecer e avaliar o novo atendimento oferecido aos pacientes piracicabanos. Os parlamentares foram recebidos por João Pedro Marin Diniz, gerente administrativo da UPA Vila Cristina, Rafaela Giraldi, coordenadora de Projetos da OSS, Fábio Cegati e Andréia Lajes, representantes da diretoria da OSS, e Fernanda Carolina, coordenadora de contratos da OSS.

Os vereadores enalteceram o trabalho de excelência realizado na unidade que, neste novo formato de atendimento, conta com equipe médica diurna composta por quatro clínicos, três pediatras e dois médicos na observação (urgência) e, no período noturno com três clínicos, dois pediatras e um médico na observação, além de novos equipamentos e ambientes climatizados no atendimento médico.

A comitiva também elogiou a organização das equipes e do atendimento realizado na UPA Vila Cristina por meio de painel eletrônico e pacientes chamados para atendimento por meio de senha em telão. Além disso, estes atendimentos estão atrelados de acordo com as prioridades divididas por meio de cores: vermelho (atendimento imediato), Amarelo (alerta – com demora máxima de aproximadamente 30 minutos), verde e azul (atendimento em até 90 minutos).

Equipe gestora da UPA Vila Cristina recebeu comitiva de vereadores na manhã de hoje

Conforme enfatizaram os vereadores, não foi constatado nenhum paciente em estado emergencial ou em permanência em macas aguardando atendimento, os corredores estavam livres e organizados, conforme lembrou o vereador Fabricio Polezi. “A impressão que tive dessa nossa primeira fiscalização foi uma melhora significativa na triagem dos pacientes e no atendimento médico em geral. Outra coisa que pude notar é que a população está mais paciente, pois percebeu que o fluxo de atendimento está mais dinâmico e melhorando a cada dia. Em resumo, está mais rápido. Eu acredito nesse tipo de trabalho, nesse trabalho em equipe que busca soluções e não apenas criticar por criticar”, disse.

João Pedro Marin Diniz, gerente administrativo da UPA Vila Cristina, enfatizou que a visita foi muito positiva e bem-vista. “Sabemos da importância do nosso trabalho aqui e enaltecemos a preocupação que a Câmara tem para o bom funcionamento da unidade. Respondemos a todos os questionamentos, sanamos todas as dúvidas dos vereadores e agradecemos a confiança deles em nosso trabalho”, disse.