Vistoria do SESMT vai indicar novas ações para higienização de ambulâncias do Samu

5 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: CCS

Com o objetivo de promover a saúde e proteger a integridade do servidor municipal em seu local de trabalho, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, nos próximos dias, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) fará uma visita técnica ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Piracicaba. A vistoria será para revelar o real aumento da demanda de atendimento do Serviço devido à pandemia e indicar novas ações.

A visita será feita após servidores solicitarem à Prefeitura uma solução para a higienização das ambulâncias. De acordo com eles, a cada atendimento Covid-19 é necessário realizar uma limpeza terminal nestas unidades, o que leva em média uma hora e o procedimento acontece de 4 a 5 vezes ao dia em cada ambulância, quando solicitada para atendimento de suspeitos ou positivados para Covid-19.

O secretário de saúde Filemon Silvano se encontrou com representantes do Sindicado e do Samu

A decisão ocorreu após encontro do secretário e do subsecretário, Filemon Silvano e Augusto Muzilli Jr., respectivamente, com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e dos funcionários do Samu. “Nós sempre mantivemos o diálogo aberto e estamos aqui para estreitar esta conversa com os servidores e pode ajudar da melhor forma. Pedimos a presença do SESMT para que ele faça um laudo sobre a higienização das ambulâncias bem como o aumento desta demanda, tendo em vista que os enfermeiros e técnicos relatam sobrecarga deste serviço de limpeza devido à pandemia. Fizemos questão de conversar pessoalmente e buscar uma saída para esta situação”, destacou Filemon.

Para Osmir Bertazzoni, diretor administrativo do Sindicato, o encontro atendeu as expectativas. “Nesta gestão a Prefeitura e a Secretaria de Saúde têm sido solícita e dialogado muito com o sindicato e isso é positivo. Estamos preocupados com esta situação e reconhecemos a atenção do secretário em resolver a situação da melhor maneira possível”, disse.

Também estiveram presentes no encontro os vereadores Ana Pavão, Acácio Godoy, Paulo Campos e Thiago Ribeiro.