Zoonoses identifica primeiro caso positivo de raiva em morcego

1 de abril de 2014 • Coordenação DAF

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde recebeu resultado positivo para a raiva de um morcego recolhido pelo órgão no bairro Nova Piracicaba. Da espécie Artibeus lituratus, o animal tem hábito frugívoro (come frutas) e foi encontrado vivo na garagem de um imóvel, no dia 26 de março.

Em 2013 foram diagnosticados 12 casos positivos de raiva em morcego em Piracicaba, índice de 1,3% do total de 952 animais recolhidos. No ano de 2012 foram 31 casos positivos em 987 animais recolhidos pelo CCZ (3,1%).

“Embora tenham grande importância ecológica no ambiente em que vivem, os morcegos, independentemente da espécie, podem ser portadores do vírus da raiva, que pode ser transmitido ao homem e a outros animais, como cães e gatos, quando caem no chão e são tocados por eles. Por isso, é tão importante e necessária a vacinação anual contra a raiva de cães e gatos, pois a probabilidade de contato e transmissão do vírus entre os morcegos e esses animais é grande, embora sejam os morcegos urbanos animais totalmente inofensivos quando não são ameaçados, ocorrendo a agressão, somente quando são acuados”, alerta Regina Lex Engel, bióloga do CCZ.

A partir deste ano, as ações de bloqueio ou vigilância e controle da raiva sofrerão algumas mudanças em relação aos anos anteriores. De acordo com o novo protocolo proposto pelo Ministério da Saúde e Instituto Pasteur, o trabalho educativo e informativo de cada caso positivo de raiva na região de circulação do vírus será realizado nas escolas e igrejas do bairro, além da divulgação feita pela imprensa. “Não serão mais feitas as ações casa a casa de vacinação de cães e gatos nessas regiões, conforme nos anos anteriores. Tais medidas foram propostas em razão da alta cobertura vacinal que o município tem apresentado nas campanhas de vacinação antirrábica de cães e gatos, além da inexistência de casos diagnosticados da doença nesses animais e em humanos há muitas décadas”, afirma Regina.

VACINAÇÃO
Apesar da mudança no protocolo, a bióloga alerta para a importância de se manter o calendário de vacinação antirrábica de cães e gatos em dia. Os proprietários desses animais podem procurar seu médico veterinário ou o próprio Canil Municipal, que funciona de segunda-feira a sábado das 8h às 16h na Rua doa Mandis, s/nº, telefone (19) 3427-2721.

Todos os animais deverão ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos e que ainda não foram vacinados neste ano deverão receber a dose de reforço na confirmação do caso de raiva. A vacina é gratuita, disponibilizada em doses individuais, e aplicadas em seringas descartáveis.

Para solicitar o recolhimento de amostras de morcegos, vivos ou mortos, o telefone de contato do Canil é 3427-2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. Fora desse expediente não há plantão para recolhimento de amostras, funcionando apenas o plantão do Canil, que poderá dar informações de como proceder no caso de aparecimento de morcegos caídos nos imóveis ou mesmo de como os animais devem ser levados. Caso o animal esteja vivo, o morador deve colocar um balde com um peso em cima para cobrí-lo e no dia seguinte acionar o CCZ. Se o morcego estiver morto, poderá ser recolhido com o auxílio de uma vassoura e pá e armazenado em local seguro até que o CCZ faça o recolhimento.